segunda-feira, 20 de agosto de 2012

MODELO DE PLANO DE AEE

[videolog 806469] 
MODELO DE PLANO DE AEE PARA ALUNO COM SURDEZ
 

PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Aluno: P. F..S.
Data de Nascimento: 16/08/2006
Idade: 05 anos
Turma: 1º Período Turno: vespertino
Escola: E.M.P.M.M.S.C.
Professor do Ensino regular: M.C.L.
Professor do AEE: T.V.C.L.
Perfil da criança:

O aluno apresenta síntese diagnóstica de surdez (Disacusia Neurossensorial Bilateral). Necessita de apoio nas áreas da saúde, acadêmica e linguística. Faz uso de aparelho auditivo bilateral de amplificação sonora. Apresenta autonomia nas atividades da vida diária (AVDs), desenvolvimento motor adequado, bom relacionamento com os colegas. Para se comunicar e expressar utiliza gestos mostrando o que quer ou puxando a pessoa pelo braço, além de pronunciar algumas palavras. Demonstra boa aprendizagem gosta e se interessa pelo material especializado que lhe é oferecido, participa das atividades propostas em sala de aula. Tem atendimento de duas horas no AEE duas vezes por semana em horário contrário ao da sala de aula comum.

Objetivo do Plano

Possibilitar ao aluno a frequência com gosto do espaço escolar, por meio da interação com seus pares no ambiente escolar desenvolvendo competências e habilidades básicas e necessárias à aquisição da Língua de sinais.
Estimular, no aluno, o desenvolvimento de mecanismos que irão favorecer o letramento e a alfabetização, os quais possibilitarão a concentração, o raciocínio lógico e a atenção.

Organização do Atendimento:

• Período de atendimento: 2° semestre de 2011
• Frequência: 5 vezes por semana
• Tempo de atendimento: 50 minutos no AEE
• Composição do atendimento: ( x ) individual ( ) coletivo
• Observação em sala de aula comum uma vez por semana para elaboração de materiais e ou auxílio ao professor e ao aluno nas atividades, se necessário.

Atividades a serem desenvolvidas no atendimento do aluno P.F.S.

O AEE em seus três momentos didático-pedagógicos oportunizará ao aluno a possibilidade de estar em um ambiente inclusivo de aprendizagem.

AEE em Libras:
O professor responsável por este atendimento deverá trabalhar com várias imagens visuais e todo tipo de referências e recursos pedagógicos que se fizerem necessários ao aprendizado dos conteúdos curriculares em Libras por P.F.S. Para maior familiarização dele com a Libras é importante que os diversos espaços da escola, materiais e mobiliários sejam nomeados em Libras. Trabalhar com a rotina diária utilizando cartões que relacionem gravura, palavra e sinal em Libras. Trabalhar com gravuras ou fotos, maquetes ou material concreto sobre os temas das aulas do professor de sala de aula comum.

AEE de Libras:
Após o diagnósticar o estágio de desenvolvimento de P.F.S., em relação à Libras, o professor especializado, deverá utilizar muitas imagens visuais e várias referências.de modo a favorecer sua aprendizagem. Contar histórias infantis representando-a através de expressão facial e corporal, classificadores e sinais para facilitar a compreensão da mesma pelo aluno. Apresentar o alfabeto datilológico (alfabeto manual) e os numerais de 0 até 9 relacionando-os à escrita. Confeccionar um caderno com os sinais aprendidos e ilustrar com desenhos ou figuras de modo que P.F.S. possa utilizá-lo sempre que necessário.

AEE de Língua Portuguesa:
Utilizar de diversos livros, várias imagens, filmes, dramatizações para explicar o conteúdo desejado de forma mais sistemática e contextualizada. Possibilitar o contato com o acervo textual para favorecer as práticas de letramento. Apresentar cartões com gravuras e legendas em Língua Portuguesa escrita para leitura de ícones, símbolos e sinais. Trabalhar com bingo de letras, dominó de figuras geométricas basicas e cores, jogo da memória de figura e escrita em português. Trabalhar com a dramatização de histórias, filmes e cenas de gravuras. Trabalhar brincadeiras e jogos interativos.

Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno

No AEE em Libras, o professor deste atendimento deverá produzir os seguintes materiais: fichas de atividades, mapas, alfabeto em libras, maquetes, figuras geométricos (cores e espessuras), recursos materiais, jogos pedagógicos em libras. para exploração e aquisição dos conceitos matemáticas, caderno de estudo. O conjunto destes materiais proporcionará a P.F.S. uma complementação do que está sendo estudado em sala de aula, possibilitando ao mesmo uma exploração do conteúdo em Libras e ampliação da relação com o conhecimento.
No AEE de Libras, o professor deverá utilizar: livros, murais (da rotina escolar diária, das cores, figuras geométricas, alfabeto e numerais) em Libras, caderno de registro, recursos visuais e jogos pedagógicos variados; com o propósito de enriquecer e desenvolver a aprendizagem de P.F,S., em relação ao conteúdo de Libras, possibilitando a ele mais segurança e motivação.
AEE de Língua Portuguesa: cartões com gravuras e legenda em Língua Portuguesa, textos para leitura e interpretação (ampla variedade de gêneros textuais), jogos pedagógicos variados, atividades para teatro e dramatização. A seleção destes materiais proporcionará a P.F.S. o desenvolvimento de sua competência linguística e textual, favorecendo a leitura e a escrita em Língua Portuguesa.

Adequações de materiais

É necessário adequar materiais como fichas de atividades, mapas, atividades com recursos visuais em libras e em Língua Portuguesa, maquetes, figuras geométricas (concreto), recursos pedagógicos para trabalhar os numerais e o alfabeto, (em Libras e em Língua Portuguesa), caderno de registro e estudo, desenho dos sinais criados, imagens de conteúdos curriculares, jogos pedagógicos variados. Variedade de gêneros textuais, atividades diversificadas gravuras com legenda em Língua Portuguesa, confecção do glossário ilustrado dos termos específicos. A adequação destes materiais faz-se necessário para enriquecer a aula e torná-la mais atrativa e representativa, favorecendo assim a compreensão dos conteúdos curriculares para P.F.S.

Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos ou que já existem na sala de recursos multifuncionais

É necessário adquirir para a SRM, livros para a biblioteca da sala, painéis maquetes dos temas estudados, materiais e jogos pedagógicos variados (para o AEE de Libras e AEE de Língua Portuguesa).
A aquisição de caixas para fotos e gravuras, imagens visuais (gravuras e fotos), amplo acervos textual (vários portadores de texto), DVDs, fantoches variados, quadro, papéis variados, materiais escolares (cola, lápis, etc). para qual AEE...
A aquisição destes materiais ilustram as aulas na sala de aula comum e no AEE, dando a P.F.S. condições de aprender a aprender e desenvolver a linguagem e a língua como também o pensamento, a memória, a atenção, aptidões, habilidades e competências.

Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais

Estabelecer parcerias entre os professores do AEE com a equipe diretiva para aquisição de materiais necessários para a participação plena do aluno.
Os professores da sala de aula comum e professores do AEE também são parceiros, pois irão elaborar e desenvolver o planejamento ações e metas, traçadas conjuntamente e em consonância com as potencialidades do aluno, partindo da definição do conteúdo curricular a ser ensinado, com o objetivo de ter coerência entre o planejamento das aulas da sala comum com as aulas do AEE.
Manter a parceria com os profissionais da saúde que trabalham na Apae, a fim de permanecer com os atendimentos que P.F.S. já realiza nesta instituição.
Faz-se necessário a parceria entre os professores do AEE e família onde os pais devem ser orientados pelos mesmos sobre a exposição da criança, o quanto antes, a pares surdos (adultos fluentes e usuários da língua), com o propósito de favorecer a naturalidade na aquisição da Língua de Sinais por P.F.S.
. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno

O professor de sala de aula comum e os professores do AEE definirão o conteúdo curricular a ser ministrado, o planejamento e a utilização de recursos e estratégias visando a participação do aluno nas atividades propostas.
Os profissionais do AEE deverão orientar a equipe diretiva na aquisição de materiais, equipamentos e recursos pedagógicos necessários a participação do aluno nas atividades escolares.
A equipe pedagógica deverá receber orientações dos professores de AEE sobre materiais, recursos e estratégias utilizadas em sala de aula que favoreçam a participação e desenvolvimento do aluno nas atividades propostas.
Os colegas da turma receberão orientação do professor da turma sobre as necessidades e potencialidades de P,F.S, com o propósito de favorecer a socialização e a comunicação entre eles.
Os demais funcionários da escola deverão ser orientados pelos profissionais do AEE quanto ao apoio às ações e metas estabelecidas para o desenvolvimento do aluno e que favorecem a autonomia e a participação do mesmo nas atividades escolares.
A família receberá orientações a fim de promover a comunicação e a interação familiar, bem como orientações quanto a participação da família nas atividades escolares extra classe e atividades de casa, possibilitando o desenvolvimento de P.S. F. (veja se é isso mesmo).
Estas orientações promovem a articulação entre as práticas de ensino de sala de aula comum e as práticas do AEE propiciando ao aluno melhores condições de aprendizagem.

Avaliação dos Resultados

Indicação de formas de registro

O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução de maneira processual e contínua pelos professores do AEE e da sala de aula comum. O professor do AEE de Libras fará a avaliação do aluno em relação à aprendizagem dos sinais. A análise e avaliação do estágio de desenvolvimento linguístico do aluno será feito pelo professor do AEE de Língua Portuguesa. A avaliação da aprendizagem em Libras deverá ter como propósito verificar a compreensão e a evolução do aluno em relação aos conceitos estudados.
O registro da avaliação do plano deverá ser feito em ficha de acompanhamento pelos professores de AEE, onde serão descritos o uso do serviço e do recurso em sala de aula comum, na SRM e no ambiente familiar. No registro, deverão constar as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar, o que contribuiu para as mudanças constatadas, repercussões das ações do plano de AEE no desempenho escolar do aluno.
Devem conter as observações do desenvolvimento ou não de P.FS. conseguido pela organização da ação diretiva e pedagógica, adequações dos materiais e equipamentos específicos, preparados para atender às suas necessidades educacionais bem como os recursos utilizados em seu atendimento.

Resultados Obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE

A partir da implementação das ações descritas no plano de AEE, espera-se que o aluno tenha mais autonomia, aprenda em um ambiente bilíngue, favorecendo sua comunicação nos diversos contextos do cotidiano. Que as parcerias estabelecidas promovam um trabalho de maneira lúdica, dinâmica e motivadora, proporcionando, assim a sua permanência, participação e seu desenvolvimento escolar.

Reestruturação do Plano

Caso haja necessidade de rever alguma ação pedagógica proposta nas atividades acima ou algum dos objetivos que o aluno não consolidou, os professores envolvidos no processo deverão rever o planejamento e buscar novas alternativas e/ou recursos adequados para sanar as dificuldades do aluno, garantir sua participação e efetivar de maneira significativa a sua aprendizagem. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário