sexta-feira, 13 de julho de 2012

CONHECENDO MELHOR UMA SALA DE RECURSOS



 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

- SALA DE RECURSO-

PROFESSORA: Isabel Maria Pereira Cunha
ESCOLA M.CARLOS PINHEIRO CHAGAS

-2012-

Uma nova perspectiva
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, Decreto Nº 6.571 de 17 de setembro de 2008, que dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado-AEE. Destinam-se recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica-FUNDEB ao AEE, que atende alunos com deficiência, de natureza física, intelectual ou sensorial. Alunos com transtornos globais de desenvolvimento, incluindo neste grupo os alunos com autismo, síndrome de Asperg, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicose infantil) e transtornos invasivos sem outra especificação. Alunos com altas habilidades/superdotação.
              Os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB possibilitam às redes de ensino o investimento na formação continuada de professores, oferta de mobiliário, novos recursos tecnológicos, espaços físicos e outras ações com a intenção de organizar o AEE para as Salas de Recursos Multifuncionais, que são os espaços localizados nas escolas de Educação Básica, onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado- AEE , portaria Nº 13, de 24 de abril de 2007, disponibilizando as Salas de Recursos Multifuncionais Tipo I e Tipo II. As Sala de Recursos Multifuncionais Tipo I são constituídas de microcomputadores, monitores, fones de ouvido e microfones, scanner, impressora laser, teclado e colméia, mouse e acionador de pressão, laptop, materiais e jogos pedagógicos acessíveis, software para comunicação alternativa, lupas manuais e lupa eletrônica, plano inclinado, mesas, cadeiras, armário, quadro melânico. As Salas de Recursos Multifuncionais Tipo II são constituídas dos recursos da Sala de Recurso Multifuncional do Tipo I acrescidos de outros recursos específicos para o atendimento de alunos com cegueira, tais como impressor Braille, máquina de datilografia Braille, reglete de mesa, punção, soroban, guia de assinatura, globo terrestre acessível, kit de desenho geométrico acessível, calculadora sonora, software para produção de desenhos gráficos e táteis. 
 

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – SALA DE RECURSO DA ESCOLA MUNICIPAL “CARLOS PINHEIRO CHAGAS'.


   A Escola Municipal “Carlos Pinheiro Chagas” foi contemplada em março de 2012 com a implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para que os alunos com necessidades especiais houvessem acesso e participação efetiva na aprendizagem. O AEE da Escola M. “Carlos Pinheiro Chagas” é realizado em um espaço reservado denominado Sala de Recursos com a oferta de planejar os atendimentos considerando peculiares de cada aluno.
  São atendidos 12 alunos, sendo 7 deficientes intelectuais da própria Escola,1 deficiente auditivo da Escola M. “Djalma Pinheiro Chagas”, 1 deficiente físico da Escola M. “Arco Iris”, 1 de baixa visão da Escola M. “José Aldo” e 2 de paralisia cerebral, sendo 1 da própria Escola e o outro da Escola M. “José Aldo”. Os atendimentos são no contraturno de cada aluno com uma hora de atendimento e as vezes em dupla ou trio, as vezes individual, de acordo com cada deficiência.
  O profissional atuante tem formação específica e atende os dois turnos , (matutino e vespertino) para melhor articulação com os professores regentes e outros profissionais que atendem o aluno. A metodologia em uso é “Estudo de Caso”, visando identificar, elaborar e organizar os recursos, dos alunos com necessidades especiais.

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